É oficial: os difusores do BGP 001, da Williams FW31 e da Toyota TF109 foram julgadas pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) como dentro do regulamento, para o ódio das rivais Ferrari, Renault e RBR. Contestava-se a altura da peça traseira conhecida como difusor, que tem como função gerar empuxo aerodinâmico, aumentando a aderência e portanto velocidade do veículo. Mas em algumas análises, a parte que superava o limite de 17,5 cm de altura não fazia parte do difusor, e sim como uma parte do aerofólio. A Ferrari, em uma declaração de Stefano Domenicali, o chefe da Scuderia Ferrari, ainda espera sair o laudo das avaliações da Corte de Apelação Internacional. Apesar disso, as 7 equipes que não utilizavam a peça da discórdia devem se adaptar o quanto antes. Algumas, que já haviam começado a alterar seus projetos, devem ter os novos carros já para o GP da China neste final de semana: a Renault, a RBR, a BWM, a McLaren e a própria Ferrari (esta última em informação de uma fonte não revelada) já fazem estudos para as modificações desde o final de março, no mínimo. Mas a liderança do campeonato ainda pertence a Brawn GP. Com 15 pontos (lembrando que o GP da Malásia só teve metade de sua pontuação) o líder Jenson Button tem 5 pontos de vantagem para o seu companheiro de equipe, Rubens Barrichello, e 6,5 para Jarno Trulli, da Toyota. A atual pontuação coloca a Brawn GP como líder do Campeonato de Construtores por quase 10 pontos, enquanto a poderosa Ferrari amarga dividir a lanterna com a Force India. E o mentor dessa façanha que é a Brawn GP já foi o engenheiro-chefe e estrategista da equipe italiana.
A estreante Brawn GP fez história com seu BGP 001 e colocou mais um recorde na carreira do engenheiro Ross Brawn: desde 1977 não se via uma equipe vencer uma corrida em sua estréia, com a Wolf de Jody Scheckter. Mais: desde 54, não se via uma equipe fechar o primeiro e o segundo lugares de um GP, com as Mercedes de Fangio e Kling. Um orgulho para o projetista Jörg Zander, e um reconhecimento definitivo e total da força que é Ross Brawn na F-1. O BGP 001 ainda surpreende na asa dianteira, com a altura mínima da competição, a única equipe a ter essa proximidade com o solo logo na entrada do carro; nas entradas de ar pequenas e mais curtas; e na decisão de não utilizar o novo sistema KERS (Kinetic Energy Recovery Systems), o que melhora o equilíbrio e distribuição de peso do veículo.
Com os polêmicos difusores, acredita-se que a Brawn GP e as outras duas equipes chegavam a ganhar cerca de meio segundo por volta em relação aos rivais. Agora que esta diferença tende a se equiparar, pois nenhuma equipe pode se dar ao luxo de ficar sem essa alteração, resta saber se a genialidade de Ross Brawn vai além do uso inteligente da aerodinâmica, e o GP da China será decisivo para mostrar se o BGP 001 realmente é o fórmula do ano ou apenas o seu difusor.
sexta-feira, 17 de abril de 2009
He’s going the distance/ He’s going for speed
Postado por
David Alves
em
sexta-feira, abril 17, 2009
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E além da Brawn GP, quem mais uma vez fez um projeto fantástio foi o Adrian Newey. O carro da RBR é muito bom e bonito também (pelo menos noi atual padrão de beleza dos carros, que ficaram feios com as mudanças desse ano! Parecem ter um rodo à frente do carro!)
ResponderExcluirAlém disso o Vettel é muito bom piloto! E foi esse conjunto que quebrou hoje a hegemonia da BGP hoje e conquistou a pole! Vale observar!
Nao sei quem copiou quem, mas igor, seu comentario (pelo menos a primeira parte) ta igual ao do Reginaldo Leme...
ResponderExcluirhahahaha o meu é de antes da corrida e nem vi o treino, nem sabia que ele tinha falado isso!
ResponderExcluirmeldeus... p[ior que é de antes da corrida mesmo, nem tinha olhado a data...
ResponderExcluirprova de que o reginaldo leme anda lendos nossos post...