sexta-feira, 5 de junho de 2009

Eu não estou em greve!
A falta de apoio estudantil aos seus representantes é um sinal que deve ser considerado. Se não houver uma reavaliação sobre a metodologia do movimento estudantil ele continuará condenado a falar para poucos.

Se você estuda na USP ou conhece alguém que estuda já deve ter reparado que, embora "os
estudantes da usp" estejam em greve, as coisas parecem estar funcionando normalmente. E
estão! Pelo menos em alguns departamentos!

A greve tem sido ovacionada pelos Centros Acadêmicos que tentam, incansavelmente, buscar o apoio dos alunos. Acontece que poucos são os que apoiam a greve ou que se sensibilizam com ela. Pelo contrário, muitos são os que estão extremamente incomodados e revoltados com a situação. Por começar pelos motivos da Greve, que soa para os alunos como uma pauta muito mais propensa aos funcionários do que aos alunos, e depois os métodos.

Questiono-me se parar o bandejão, o circular, fechar bibliotecas e impedir a entrada de ônibus pelo Portão principal são medidas que causem algum desconforto para a reitoria. Acredito que a Reitora não almoce nem jante no Bandejão, que ela tenha um carro (e portanto não use circular) e que às 17h de uma quinta feira estava belíssima no gabinete dela. Estas ações só conseguem uma coisa: Gerar a desaprovação pela maioria dos alunos.

Mas a greve continua e mesmo com a desaprovação de uma maioria os Centros Acadêmicos e o Diretório Central dos Estudantes continuam a declarar que "Os estudantes da USP estão em greve". Calma ae! Eu não estou de greve, minha sala não está de greve e meus professores não estão de greve! Estes órgãos deveriam representar os estudantes, no entanto estão representando interesses próprios e dos funcionários desconsiderando a o incômodo geral com a greve.

Não defendo que o movimento estudantil esteja caducado ou que ele deva deixar de existir, muito menos que ele não é válido, mas acredito que ele deveria ouvir o que a maioria tem a dizer e a maioria se mostra contrária à greve! Por isso a falta de apoio! Por isso diversos departamentos ainda estão funcionando e por isso a greve está "miada".

Está na hora de rever conceitos e parar para pensar se estamos no caminho certo. A falta de apoio dos estudantes ao próprio movimento estudantil é um péssimo sinal de alerta sobre o caminho que os representantes discentes têm seguido. Os CA's e DCE não devem se esquecer que são representantes de uma massa bem maior, principalmente os CA's. Estes poderiam muito bem fazer uma pesquisa (como a que é feita sobre a qualidade dos professores) e descobrir qual o posicionamento da sua escola para então defender a vontade do coletivo e não um ideal particular dos seus componentes. Caso isso não aconteça, eles continuarão falando sozinhos e as atléticas se mostrarão, como já têm se mostrado, muito mais próximas dos estudantes.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Fonte Ecológica
Desenvolvida por pesquisadores, a fonte economiza desde tinta da impressora até a luminosidade do monitor.
O gasto com papel e tinta para impressoras hoje em dia é altíssimo. Com a digitalização da maioria dos documentos nós temos duas opções: Ou andar com um notebook por toda a parte ou imprimir nossos textos e trabalhos para lê-los em locais públicos ou no dia-a-dia. Porém, este padrão comportamental traz sérios danos ao meio ambiente. Durante a produção da tinta utilizadas na impressoras "Deskjet" (ou "Jato de tinta") diversos tipos de dejetos e resíduos são
 produzidos como subproduto causando fortes impactos ambientais quando descartados em lugar inapropriado ou por um simples vazamento. Isto tudo sem contar contar os impactos causados pela captação de matéria prima.

Para resolver este problema uma agência de comunicação holandesa (a SPRANQ) desenvolveu uma Font Tipográfica que pode vir a economizar até 20% de tinta durante a impressão. Após diversos estudos sobre qual a melhor forma de fazer uma fonte econômica sem prejudicar a leitura, pesquisadores chegaram a um produto final que consegue economizar tinta e aparecer de form menos luminosa no monitor do computador (economizando, portanto, energia). A fonte funciona a partir de pequenos círculos vazados em cada letra tornando-a com uma superfície de impressão menor sem comprometer a legibilidade e é baseada em uma outra fonte open source - a Vera Sans.

A Fonte é ideal para imprimir textos rápidos de leitura e descarte e uso próprio ou para fins comerciais caso uma empresa decida adotar uma postura mais sustentável. Alias, num momento onde a autosustentabilidade está na agenda do dia, a proposta da SPRANQ é mais do que inovador. Trata-se de uma alternativa econômica, ecológica e consciente. A fonte é gratuita e pode ser usada livremente. Para fazer o download basta acessar http://www.ecofont.eu/ecofont_pt.html e ser feliz.

Para imprimir este texto, copie, cole no editor de texto e passe-o para a fonte spranq eco sans ;)